Lentes Esclerais

novembro 18, 2020

Injeções Intravítreas

dezembro 4, 2020

Quando o Exame de Ultrassonografia Ocular é Necessário?

O exame de ultrassonografia (ou ecografia) consegue ver além das "barreiras" que impedem uma visualização direta de estruturas dos nossos olhos.

Uma das indicações mais comuns, por exemplo, é a presença de catarata avançada, ou total. Da mesma maneira que ela impede que o paciente enxergue, o médico também não consegue visualizar a parte interna do globo ocular (ou fundo de olho). Neste caso, o exame demonstra características que permitem ao médico avaliar presença de alterações da retina, por exemplo.

Outra indicação comum é a hemorragia que acontece na parte interna do olho (hemorragia vítrea) - pode ser causada por retinopatia diabética, oclusão venosa da retina, trauma entre outros, e em alguns casos está associado a descolamento da retina.

Além disso, a ultrassonografia permite avaliar características (formato, tamanho, relação com outras estruturas) de tumores intraoculares ou localizados perto do olho.

Os aparelhos mais modernos permitem aquisição de imagens de alta qualidade, medidas precisas, gravação de vídeos etc., contribuindo para os diagnósticos e para as condutas médicas nos contextos aqui expostos.

Dr. Roger Simões Miranda
CRM: 158.844

Marque sua consulta