Close up of a blue human eye wearing a contact lens


Será que meu grau pode ser operado?

Devido ao grande avanço tecnológico, com LASERs mais precisos a cada geração, a cirurgia refrativa tem possibilitado a correção do grau em quase a totalidade dos casos.

Existem na oftalmologia 4 tipos de erros refrativos: miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.

Miopia: distúrbio refrativo mais comum. A visão é embaçada para longe. A córnea será aplanada pelo LASER. Este tipo de erro refrativo tolera correções maiores, podendo ser aplicado em até 10 graus com segurança.

Hipermetropia = visão pior para perto. A córnea será encurvada pelo LASER.

Astigmatismo = imagem distorcida, podendo acompanhar a miopia ou a hipermetropia. O laser irá corrigir as irregularidades da córnea.

Presbiopia = popularmente conhecida como “vista cansada”. A visão torna-se ruim para leitura de perto. Ocorre a partir dos 40 anos de idade devido a perda do mecanismo de acomodação.

Para determinado erro refrativo, existe uma técnica cirúrgica mais adequada. Além disso, há limites quantitativos para cada tipo, respeitando as características do olho, especialmente da córnea.

Quanto maior o seu grau, maior será a remodelação realizada pelo LASER e, consequentemente, mais espessa deverá ser sua córnea. Por isto, a avaliação pré-operatória é tão importante. E você, já sabe a espessura da sua córnea?

Dra. Camilla Totti
CRM: 157.986

Conheça a Doutora
Marque sua consulta